Notícias

out 6, 2022

Escola de Eletricistas forma turma com 30 mulheres

Uma iniciativa da Neoenergia Pernambuco, executada em parceria com o SENAI Pernambuco, vem transformando o mercado de trabalho do setor elétrico. Na última terça-feira (04), as instituições celebraram a formatura da quinta turma da Escola de Eletricistas para Mulheres, que capacitou mais 30 mulheres para atuarem como eletricistas de rede de distribuição. Desde o início do projeto, em 2020, cerca de 150 novas profissionais já foram capacitadas pelas escolas técnicas de Areias, Cabo, Paulista, Caruaru e Garanhuns.

A Escola de Eletricistas da Neoenergia nasceu em 2013, na Neoenergia Elektro (SP), em 2013. Já as turmas voltadas exclusivamente para o público feminino nasceram nas distribuidoras de Pernambuco e da Bahia, como uma estratégia para promover a diversidade e a inclusão. Desta vez, mais de 500 mulheres se inscreveram para participar do projeto. Vale ressaltar que, após a conclusão do curso, todas as profissionais estão aptas a integrarem o corpo de funcionários da empresa. Atualmente, cerca de 4% dos eletricistas que atuam na operação local são mulheres, mas a expectativa é que esse índice chegue a 14% em 2030.

CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui incentivou as novas profissionais a persistirem no mercado de trabalho. “Abracem essa oportunidade, esse é só o começo. Acreditamos muito nesse movimento de diversidade e inclusão”, pontuou. Já o diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral reforçou a importância do projeto para a construção de um mercado de trabalho mais igualitário. “Há alguns anos, uma adolescente não imaginava olhar para um poste, ver um eletricista trabalhando e imaginar que seria uma mulher. Agora, ela pode se reconhecer naquela eletricista”, comentou.

Diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Carla Abigail destacou o orgulho da instituição em ser parceira da Neoenergia nesse projeto, que também ocorre em outros estados do país. “Mais do que formar pessoas, estamos trabalhando, por meio da educação profissionalizante, para a construção de um mercado de trabalho mais inclusivo e possibilitando a transformação da história de vida de muitas mulheres”, celebrou.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.