Notícias

jun 20, 2025

Equipe do SENAI-PE fortalece pesquisa e inovação industrial nos EUA

Um grupo de especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) esteve em Houston, nos Estados Unidos, para uma missão técnica de dez dias, no início de junho, voltada à pesquisa aplicada, à inovação e à formação de parcerias estratégicas com foco no desenvolvimento da indústria brasileira.

A comitiva foi formada por Inessa Racine (pesquisadora em sensoriamento remoto), Jonas Fulindi (pesquisador industrial), Christian Biehler (líder técnico), Nicolis Amaral (pesquisadora em meio ambiente), Rafael Rodrigues (designer de experiência do usuário) e Bruno Brasil (coordenador de indústria).

Durante a agenda, o grupo participou de uma reunião com a ExxonMobil, empresa parceira em um projeto voltado à detecção de metano em plataformas offshore por meio do uso de drones. Também foi realizado um workshop técnico com a Rice University, ocasião em que os representantes do SENAI apresentaram projetos e competências da vertical de GeoInteligência (GEOINT), promovendo o intercâmbio de experiências nas áreas de sensoriamento remoto e inovação aplicada à indústria.

A missão incluiu ainda a participação na 9ª Cúpula Anual de Drones de Energia e Robótica (9th Annual Energy Drone & Robotics Summit), considerado o principal evento global voltado às tecnologias autônomas aplicadas ao setor de energia e à indústria. O objetivo foi acompanhar tendências tecnológicas, ampliar o conhecimento técnico e fortalecer conexões estratégicas com instituições e empresas internacionais.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.