Notícias

abr 16, 2021

Entrega do ISI-TICs é um marco para inovação

Com a inauguração do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), nesta quinta-feira (15), o SENAI Pernambuco deu um passo importante rumo à inovação no Estado. É que, com a inauguração oficial deste equipamento, a instituição se consolida como uma referência nacional para o desenvolvimento de novas soluções que agregam tecnologias como inteligência artificial, aprendizagem de máquina, big data, computação nas nuvens e internet das coisas. A cerimônia virtual contou com as participações do presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, da diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto e, por vídeo, do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Destacando a importância desta entrega para as indústrias do Estado e também para a sociedade, Essinger reiterou a força do equipamento neste momento, em que o mundo vive uma pandemia devastadora. “O mundo mudou e percebemos o quanto esse processo de transformação digital vem ajudando as nossas indústrias a se tornarem ainda mais competitivas”, disse.

Para a diretora regional, Camila Barreto, este momento se consagrou como uma etapa importante da aplicação de soluções inovadoras aos processos produtivos. “Elas conseguiram abrir portas e, mais do que isso, a mentalidade para a cultura da inovação dentro das empresas. É justamente para colaborar com esse processo que o SENAI existe, para contribuir com a elevação da competitividade da indústria por meio da educação profissional e tecnológica, realizando transferência de tecnologia e inovação”, disse na oportunidade.

Toda a estrutura foi apresentada pelo diretor interino do ISI-TICs, Adriano Gomes, e pelo diretor industrial interino do SENAI-PE, Oziel Alves. O ISI-TICs integra a rede SENAI de Inovação, composta por 27 institutos de pesquisa temáticos espalhados por todo o País e focados em diferentes competências, com o objetivo de apoiar, de forma integral, o desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às necessidades da indústria. Em 2020, o ISI-TICs ultrapassou a marca de 130 projetos contratados, que somam investimentos da ordem de R$ 36 milhões. No total, 67 empresas foram beneficiadas.

Vale ressaltar que a sede do ISI-TICs está inserida em um edifício de seis pavimentos, que soma 22 mil m² e que conta, ainda, com ambientes equipados com maquinário industrial de ponta, incluindo laboratórios de automação, eletrônica analógica, eletrônica digital e manufatura avançada, que hoje são utilizados pelos alunos da Escola Técnica SENAI Santo Amaro. Além disso, o SENAI também atua fortemente na oferta de serviços metrológicos especializados e de consultorias voltadas para o aumento da competitividade industrial. Um investimento de R$ 54 milhões, entre obras e equipamentos, que conta com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).