Encontro de Executivos de Educação Profissional e Superior do SENAI discute inovações, boas práticas e resultados de 2024
O SENAI Pernambuco recebeu 40 executivos do Brasil para o Encontro de Executivos de Educação Profissional e Superior, na segunda (10) e terça (11). O evento destacou os avanços e metas alcançadas pelo SENAI Nacional em 2024, além de apresentar iniciativas inovadoras que devem ser aplicadas durante este ano.
No primeiro dia do encontro, segunda-feira (10), os participantes tiveram acesso a um balanço dos resultados obtidos pelo SENAI ao longo do ano, com destaque para o crescimento na oferta de cursos gratuitos e a expansão de parcerias estratégicas, apresentados pelo superintendente de educação profissional e superior do Departamento Nacional, Felipe Morgado.
Já na terça-feira (11), o foco do evento foi a troca de experiências e boas práticas entre os executivos. Foram discutidos temas como eficiência operacional, melhoria da qualidade da oferta gratuita e ampliação da capilaridade dos cursos. Outro tópico relevante foi a ampliação de parcerias para oferta articulada ao ensino médio, reforçando o compromisso do SENAI com a integração entre educação básica e profissional.
Além disso, foram apresentadas novas funcionalidades das plataformas SGE (Sistema de Gestão Educacional), AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e Futuro.Digital, que visam modernizar e otimizar a experiência dos alunos e professores. Essas ferramentas digitais estão alinhadas com as necessidades do mercado e buscam oferecer uma formação mais dinâmica e conectada com as inovações tecnológicas.
O presidente do Sistema FIEPE e do Conselho Regional do SENAI, Bruno Veloso, enfatizou a importância do evento, ressaltando que o mercado de trabalho já tem nos profissionais formados pelas escolas SENAI a garantia de pessoas com as qualificações necessárias para solucionar os desafios do dia a dia das indústrias.
Por sua vez, a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, destacou o fortalecimento da educação profissional como o melhor resultado do encontro. “Esse é mais um momento que temos para compartilhar nossas boas práticas e experiências dentro da realidade de cada um. É importante essa troca, que só fortalece nosso compromisso com a educação profissional”.
A diretora de Educação da instituição, Ana Dias, também ressaltou a importância do alinhamento das Departamentos Regionais com o Departamento Nacional. “O Departamento Nacional apresentou tendências e vamos, juntos, trabalhar as propostas estratégicas para adaptar nossas metodologias de educação”, ressaltou.
O superintendente de Educação profissional e superior do Departamento Nacional, Felipe Morgado, apresentou os números de 2024, com destaque para as parcerias nacionais, que saltaram de duas para 18. “Conseguimos avançar bastante e temos vários programas pilotos. Este ano será o ano da implementação”, disse.