Notícias

maio 22, 2023

Em Suape, TecHUB H2V é apresentado a senadores

Em uma agenda voltada à compreensão das iniciativas em hidrogênio verde que estão em desenvolvimento no país, os senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Fernando Dueire (MDB-PE) participaram, nesta sexta-feira (19), de um encontro no Complexo Industrial Portuário de Suape. No local, os parlamentares foram apresentados ao TecHUB Hidrogênio Verde, iniciativa conjunta do SENAI-PE e do Governo do Estado que vem transformando o equipamento portuário em um ambiente voltado para o desenvolvimento e a validação de soluções inovadoras com foco em combustíveis sustentáveis. O evento marcou o início dos trabalhos in loco da Comissão Especial do Hidrogênio Verde do Senado Federal, que também percorrerá outros estados.

Diretor Administrativo da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso destacou a importância de um alinhamento nacional acerca dessa temática. “Esse é um momento de desafio. Como FIEPE, precisamos disseminar o uso do hidrogênio verde para que possamos, também, descarbonizar nossa produção. Além disso, é importante que sejam identificadas as vocações de cada setor e de cada região para que cheguemos a um projeto único para o país, com cada estado trazendo sua contribuição”, ressaltou.

Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves explicou como o TecHUB, que será estruturado em Suape, pode contribuir para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Esse ambiente funcionará para a validação de projetos de PD&I – hoje, já são três projetos em execução. O espaço contará com diversas estruturas, como usinas fotovoltaicas e plantas de produção do hidrogênio verde, além de containers para embarcar projetos relacionados as diversas aplicações e rotas do hidrogênio, que permitirão a exploração da cadeia de valor desse combustível. A gente acredita que, por meio dos recursos de inovação que já estão disponíveis, conseguiremos cooperar com a transição energética”, pontuou.

Presidente da Comissão, Cid Gomes destacou que o hidrogênio verde é uma oportunidade para todo o país, sobretudo devido ao fato de que a matriz energética brasileira se apoia fortemente em fontes sustentáveis. “Nós temos duas principais responsabilidades, que é ajudar a difundir as experiências que já existem e regulamentar esse cenário, para garantir segurança jurídica para os investidores”, ressaltou.

Entre outros nomes, o encontro contou, ainda, com a presença do diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, que reforçou o papel do TecHUB para o fortalecimento de uma economia de baixo carbono. “A gente aposta na pesquisa e no desenvolvimento como motores para essa transição energética. Transição, agora, é a palavra mais importante. Precisamos cumprir todas as etapas”, afirmou.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.