Em parceria, SENAI-PE forma profissionais para Stellantis
Mais 150 profissionais formados para o mercado de trabalho na indústria automotiva: esse foi o saldo de mais uma ação conjunta do SENAI Pernambuco, da Stellantis e da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. No último mês de dezembro, a instituição de ensino profissional finalizou mais cinco turmas do curso de aperfeiçoamento em Montagem de Chicotes Automotivos – curso desenvolvido pelo SENAI Cabo para atender à demanda por mão de obra qualificada da montadora. Com o certificado em mãos, os profissionais estão aptos a participar de processos seletivos para atuarem na Stellantis Autopeças Jaboatão.
Iniciada em 2022, quando foram formados cerca de 120 profissionais, a parceria oferece oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social que moram em comunidades localizadas no entorno da fábrica. Ao longo de 80 horas, em laboratórios estruturados no SENAI Cabo para funcionarem como verdadeiras linhas de produção, os estudantes adquiriram todo o conhecimento teórico e prático necessário para atuarem na montagem de chicotes automotivos, componentes elétricos essenciais para o funcionamento de veículos. As aulas foram ministradas por profissionais que atuam ou já atuaram na própria Stellantis.
Gerente escolar do SENAI Cabo, Fernando Freyre destacou que a parceria, que vem sendo construída e executada a muitas mãos, tem rendido bons frutos tanto para a empresa quanto para a comunidade. “Dentre os participantes, mais de 90% concluíram o curso com alto nível de aproveitamento. A Stellantis tem demonstrado interesse em absorver essas pessoas e em continuar o ciclo de formação de novos profissionais ao longo de 2023, o que é excelente para nosso Estado”, reforçou.