Notícias

dez 22, 2022

Equipe da Eletronorte visita ISI-TICs para discutir missão estratégica

O Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) recebeu, entre os dias 13 e 16 de dezembro, a visita de representantes da Eletronorte, do ISI Energias Renováveis (ISI-ER) e do SENAI Nacional. Em pauta, a discussão dos projetos que farão parte do portfólio da Missão Estratégica Balbina Green Connection, lançado no último mês de julho como foco no desenvolvimento de projetos inovadores relacionados à utilização da energia solar para geração do hidrogênio verde e promoção da sustentabilidade na região de Balbina, no Amazonas. A chamada pública previa um investimento inicial de R$ 12 milhões para a execução de projetos de P,D&I. No total, cinco projetos foram selecionados, envolvendo oito instituições de ciência e tecnologia e quatro empresas interessadas, cabendo a coordenação do portfólio ao instituto pernambucano.

A comitiva contou com a presença de Marina Lodi e Alvaro Raineri de Lima, ambos do Departamento de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética da Eletronorte; da especialista em Inovação do SENAI Nacional, Paula Nadai; e do coordenador de P&D do ISI-ER, Antônio Medeiros. Em Pernambuco, os participantes puderam conhecer, também, o Complexo Industrial Portuário de Suape, espaço que irá abrigar a estrutura do TecHUB Hidrogênio Verde, iniciativa do SENAI Pernambuco que busca transformar o equipamento portuário em um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no hidrogênio verde.

A troca de experiências proporcionada pelo encontro foi importante para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento de iniciativas com foco na diversificação sustentável da matriz energética brasileira. “A aprovação de projetos estratégicos em parceria com empresas e instituições de grande porte, sob a liderança da Eletronorte, é muito importante para o avanço dos projetos que envolvem o hidrogênio verde no TecHUB, fomentando tecnologias para o estado de Pernambuco e colaborando com o setor energético”, disse Vamberto Souza, pesquisador industrial do ISI-TICs responsável pela visita. Em janeiro deste ano, está prevista a etapa final da construção do portfólio, com uma imersão na planta solar de Balbina.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.