Notícias

nov 12, 2024

Educadores do SENAI fazem imersão internacional com foco em inovação e tecnologia

Entre os dias 17 e 28 de outubro, um grupo de gestores, educadores e gestores escolares do SENAI Pernambuco realizou a segunda edição da Imersão Internacional, destinada aos vencedores da Premiação Docente 2023. O destino foi os Estados Unidos, com passagens pelo Vale do Silício, na Califórnia; e pela Flórida, onde exploraram modelos inovadores de ecossistemas de tecnologia e inovação.

“Para o Senai Pernambuco essa missão é de suma importância, pois podemos ver outras possibilidades para melhorar os processos de aprendizagem, para melhorar as performances dos nossos professores em sala de aula. Eu chamaria atenção para alguns pontos que a gente pode destacar nessa missão, que foi a colaboração das indústrias para uma melhor otimização de recursos e, consequentemente, dos seus resultados da iniciativa de cada vez mais próximo da educação com essas indústrias através de pesquisa, através de startups, através de ações conjuntas e que isso o Senai vem fazendo, vem potencializando, mas a gente ainda vê espaço para que isso ocorra mais fortemente”, disse a diretora de educação do SENAI-PE, Ana Dias.

A etapa na Califórnia teve como foco o Vale do Silício, um dos maiores centros globais de inovação. O grupo visitou as universidades de Stanford e Berkeley. A imersão também incluiu uma visita à Plug and Play, uma das aceleradoras mais importantes do mundo e responsável pelo lançamento de gigantes como Dropbox, PayPal e Logitech. O grupo teve a oportunidade de conhecer de perto o espaço onde o Google teve seu primeiro escritório e onde mais de 20 “unicórnios” (empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) ganharam vida. Entre outros pontos icônicos, os educadores visitaram o GooglePlex, a sede futurista do Google, e o Apple Park, o complexo de escritórios da Apple.

O grupo também explorou a Flórida, onde visitou o campus da Florida Polytechnic University, em Lakeland. A universidade é dedicada às ciências exatas e à tecnologia, com foco especial em robótica.

“Tivemos a oportunidade de aprender muito sobre o incentivo à pesquisa. Com isso poderemos captar mais demandas da nossa indústria, fazendo um trabalho mais focado com nossos alunos do SENAI. Outro aspecto muito importante foi sobre a colaboração. Podemos fazer um maior intercâmbio com outras organizações e, principalmente, o nosso ISI/Tics (Instituto SENAI de Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação)”, pontuou o docente do SENAI Petrolina, Adiel Lages.

A missão foi composta pela Diretora de Educação do SENAI-PE, Ana Dias; o gerente escolar, Fernando Freyre Filho; os gestores escolares, Carolina Campos e Josemberg Laurentino; e os docentes Annielly Trindade, Adiel Lages, João Paulo Lino e Hobedes Alves.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.