Notícias

maio 10, 2021

Docentes são desafiados no Grand Prix: o reality

Em tempos de aulas à distância, conquistar a atenção dos alunos pode ser ainda mais desafiador. Para incentivar os docentes a pensarem em novas estratégias de ensino, a Diretoria de Educação do SENAI-PE promoveu, nos dias 6 e 7 de maio, a primeira edição do “Grand Prix SENAI de Inovação: o reality”. Além de provocar debates sobre a temática, o evento pioneiro teve como principal objetivo apresentar a docentes e alunos a Saga SENAI de Inovação, série de competições coordenada pelo SENAI Nacional que visa estimular a cultura da inovação dentro das escolas de todo o País. A escuderia Araripe, formada por docentes do SENAI Araripina, se consagrou como a grande vencedora desta edição.

Ao todo, 22 equipes de todas as escolas técnicas do SENAI-PE participaram da disputa e puderam conhecer, na prática, como funciona o Grand Prix, primeira etapa da Saga SENAI de Inovação. Conhecido por ser uma verdadeira maratona, esta competição incentiva os participantes a desenvolverem, em um curto espaço de tempo, uma solução inovadora para um problema real da indústria. Aqui, no entanto, os docentes foram desafiados a resolver um problema real vivenciado pelos seus próprios alunos: como trabalhar com desenvolvimento de projetos no ambiente híbrido de forma atrativa e interativa?

Ao longo de 8 horas, as equipes precisaram cumprir desafios, engajar os estudantes-anjo, movimentar o queridômetro e até escapar das tarefas-monstro. Tudo isso com transmissão ao vivo. “O principal objetivo desse projeto era que o docente vivenciasse a Saga SENAI de Inovação. A partir do momento que ele conhece o que é a Saga e vê o quanto ela é rica, ele descobre que isso pode ajudar dentro da sala de aula”, explicou uma das coordenadoras do projeto, Julyana Leite, que desenvolveu o trabalho em conjunto com Aléa Andrade.

Os docentes também assistiram palestras sobre canvas, pitch e prototipagem, que são entregas comuns a todos as competições da Saga SENAI de Inovação. “Foi um momento de aprendizado da metodologia, de como desenvolver projetos. Todas as equipes estão de parabéns e esse momento já serviu como aquecimento para a fase escolar em junho e a estadual em novembro do Grand Prix”, parabenizou a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.

VENCEDORES
Como proposta para o desenvolvimento de aulas mais interativas, a escuderia Araripe apresentou o Quizlet, uma ferramenta gratuita que permite a criação de questionários interativos. Também conquistaram lugares no pódio as escuderias Selva 4.0, do SENAI Paulista, e InovaCabo, do SENAI Cabo.