Notícias

jun 21, 2021

Curso ensina a produzir cerveja artesanal em casa

Água, malte, lúpulo e levedura: é basicamente a partir da mistura desses quatro ingredientes que surge uma das bebidas preferidas pelos brasileiros – a cerveja. E embora essa receita também tenha seus mistérios, ela pode ser feita na cozinha de casa, utilizando equipamentos e utensílios que já fazem parte da nossa rotina. Atento a esse público interessado em colocar a mão na massa e produzir sua própria cerveja artesanal, o SENAI Pernambuco está com inscrições abertas para o curso de “Fabricação de Cerveja Artesanal”, que irá ocorrer entre os dias 30 de junho e 3 de julho. Os interessados podem entrar em contato com pelo 0800 600 9606.

Com carga horária de 20h, o curso será ministrado ao longo de quatro dias, sendo 12h dedicadas à teoria e 8h à aprendizagem prática. Durante as aulas teóricas, os alunos aprenderão mais sobre a história da cerveja, matérias-primas, métodos de fabricação e as principais escolas cervejeiras, além de outros temas. Já no último dia, os alunos irão executar todas as etapas de fabricação da bebida. O método de produção utilizado na aula prática é o bazooka, que é mais fácil de ser feito em casa. Já a cerveja produzida é uma APA, variação da Pale Ale inglesa, ou uma Lager, que são, em geral, menos encorpadas.

“A nossa ideia é que o aluno aprenda a fazer a cerveja como se estivesse em casa. Ao fim do curso, você se torna capaz de produzir a bebida em qualquer lugar. Damos, inclusive, dicas de fornecedores e até explicamos como certos utensílios que as pessoas já têm em casa podem ser adaptados para a fabricação da cerveja artesanal”, acrescenta a docente do SENAI-PE, Carolina Melo. Após o período de fermentação, que dura cerca de 25 dias, os alunos também serão convidados a acompanharem o envase da bebida.

O curso, com valor de R$ 160, será oferecido, pela primeira vez, no SENAI Santo Amaro. Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, as aulas ocorrerão no turno da noite. Já no sábado, dia 3, a aula prática será realizada nos turnos da manhã e da tarde. Todo o curso ocorrerá presencialmente.