Notícias

abr 26, 2024

Cônsul geral do Japão no Recife visita Observatório da Indústria

O cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, visitou, em 26 de abril, as instalações do Observatório da Indústria, localizado dentro do SENAI-PE. Após passagem pela Casa da Indústria, o representante consular pôde conhecer as atividades desenvolvidas pelo SENAI Pernambuco nas áreas de pesquisa, estudos prospectivos, tecnologia e inovação.

A gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE, Ana Paula Vasconcelos Cruz, mostrou as potencialidades do Observatório da Indústria ao apresentar um painel de dados relacionados a importantes indicadores econômicos, incluindo números sobre o comércio exterior entre o Brasil e o Japão.

Em seguida, o diretor de inovação e tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, mostrou um panorama do funcionamento da entidade no estado, com ênfase em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas quais o instituto está envolvido. Um exemplo citado pelo gestor é o TecHUB, que está em processo de instalação no Complexo Industrial Portuário de Suape e terá plantas de geração de energia renovável, complexos de laboratórios e usinas de hidrogênio verde.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, ressaltou que a visita é uma oportunidade de estreitar contato com o Japão, visando o desenvolvimento da indústria pernambucana. “Na Fiepe, temos o nosso Centro Internacional de Negócios, que dá todo o apoio para novas empresas que se instalam em Pernambuco. Estamos à disposição para auxiliar qualquer indústria japonesa que quiser vir para o estado”.

O diretor administrativo da FIEPE, Bruno Veloso também acompanhou a visita e se mostrou animado com as oportunidades de intercâmbio econômico entre Brasil e Japão. “Novas tecnologias, como a do hidrogênio verde, podem ser pontes para aproximar ainda mais os dois países”, pontua.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.