Notícias

jul 24, 2024

Comitiva do ISI-TICs visita Universidade de Rice, nos Estados Unidos

Buscando ampliar a conectividade entre as instituições de ciência e tecnologia (ICTs) das Américas, uma comitiva formada por cinco integrantes do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), braço de inovação do SENAI Pernambuco, participou de uma imersão nos Estados Unidos entre os dias 5 e 14 de julho. O grupo que viajou era composto pelo gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, Ricardo Brazileiro, pelo gerente de negócios e parcerias, Ernani Azevedo, pela pesquisadora Elayne Figueredo e pelas pesquisadoras júnior Elyenay Bandeira e Bruna Cruz.

O projeto internacional, que faz parte do edital “100K Strong in the Americas”, proporciona o desenvolvimento de habilidades técnicas, linguísticas e interculturais essenciais para a força de trabalho do século XXI, com foco nos efeitos climáticos em cidades cujas ICTs são parceiras. Os integrantes do ISI-TICs foram recebidos pela Universidade de Rice, no Texas, e tiveram acesso a workshops, a cursos sobre infraestrutura urbana sustentável e resiliente e a um programa de treinamento em inteligência artificial para estudantes dos EUA e Brasil.

A programação incluiu ainda palestras e visitas para capacitar as equipes no atendimento a empresas e órgãos públicos, especialmente no uso de inteligência artificial. Uma dessas palestras foi da professora Tilsa Oré Mónago sobre a visão acadêmica dos EUA sobre o potencial energético e industrial brasileiro na temática de transição energética.

Durante a imersão, as pesquisadoras do ISI-TICs também apresentaram iniciativas relacionadas ao uso de tecnologia para prevenção de desastres naturais, enquanto Ernani e Ricardo destacaram o papel do SENAI como principal ator da inovação industrial no Brasil e sua atuação em geointeligência. A comitiva também assistiu a palestras do reitor do Departamento de Engenharia da Rice University e de estudantes com pesquisas similares, como tratamento de enchentes e inundações.

Na reta final da viagem, os pesquisadores participaram de um workshop de fechamento das atividades do projeto. “Esta foi uma das etapas mais importantes, pois as equipes puderam mostrar seu trabalho, interagir com pesquisadores locais sobre suas linhas de atuação e discutir novas ideias”, detalha Ernani Azevedo.

Ainda de acordo com Ernani, a viagem também rendeu uma conversa com Carla Lacerda, vice presidente da Brazil-Texas Chamber of Commerce, entidade que trata principalmente para assuntos relacionados ao setor de óleo e gás. “Citamos nosso credenciamento na Agência Nacional de Petróleo (ANP), os projetos do P&D ANP que fizemos até o momento e as estruturas para tratar da transição energética e descarbonização, como o TecHub”, recapitula Ernani.

Ao longo de sua estadia nos Estados Unidos, a comitiva também teve a oportunidade de visitar o Nasa Space Center, em Houston, Texas. No centro espacial, a equipe pôde conhecer os detalhes das missões espaciais e das estratégias de pesquisa e desenvolvimento da NASA. Os integrantes do ISI-TICs também visitaram os tradicionais ambientes interativos do museu, onde se conta a história da corrida espacial. A equipe do ISI-TICs também conheceu os prédios de engenharia e pesquisa, inclusive a Mission Control Center, a famosa sala de controle das operações espaciais. Outro local visitado foi o Bilingual Education Institute, uma rede de escolas de idiomas voltada para encurtar as distâncias entre as diferentes culturas.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.