Comitiva do ISI-TICs realiza agenda internacional nos EUA
Uma comitiva de especialistas do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) desembarcou nos Estados Unidos, no dia 6 de novembro, para discutir parcerias estratégicas e potenciais ações conjuntas com instituições de pesquisa e empresas americanas. Durante a visita, realizada a convite da Radford University, localizada no estado da Virginia, como parte de um projeto executado no programa “100k Strong in the Americas”, a comitiva conheceu o sistema de inovação local e apresentou as iniciativas e projetos que estão em desenvolvimento pelo instituto.
Dentre as visitas e participações em eventos, as equipes do ISI-TICs e da Radford University participaram do ATARC Cybersecurity Summit, um conhecido evento local que faz a conexão entre empresas fornecedoras de produtos de cibersegurança e representantes do governo federal dos Estados Unidos, bem como, foram realizadas visitas em empresas que atuam nas mesmas linhas do projeto no mercado americano. Também como parte das entregas do projeto, as equipes apresentaram os resultados obtidos com a pesquisa realizada como produtos a serem defendidos a potenciais investidores: uma espécie de “shark tank”.
Na cidade de Radford, a equipe do ISI-TICs foi recebida pelo prefeito da cidade, pelo reitor da Radford University e por pró-reitores de assuntos de pesquisa, empreendedorismo e relações internacionais. Além de trocarem apresentações sobre as estruturas das instituições de pesquisa, houve uma manifestação mútua de interesse de continuidade das atividades de parceria. Na cidade vizinha, as equipes também se encontraram com pesquisadores da Virginia Tech, universidade com uma forte linha de pesquisa na agroindústria, área de atuação em comum com o instituto pernambucano.
O grupo contou com a presença dos gerentes de Negócios e de P,D&I do ISI-TICs, Ernani Azevedo e Rafael Macieira; do pesquisador líder de P,D&I, Ricardo Brazileiro; e dos pesquisadores Ricardo Mota e Sérgio Chevtchenko. Ao longo de dez dias, eles participaram de workshops sobre cibersegurança e empreendedorismo e conheceram os campi da Radford University e da Virginia Tech. A visita gerou conexões e interações estratégicas para o desenvolvimento de projetos de forma conjunta. A próxima interação entre a equipe do SENAI e da universidade americana é um circuito pelo ecossistema de inovação e industrial de Pernambuco. Para Azevedo, a missão foi “uma grande oportunidade de exercitar a cooperação em P&D com parceiros de culturas diferentes e divulgar as linhas de atuação do instituto que já estão com maturidade para serem internacionalizadas”.
Programa 100k Strong in the Americas – O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas (100K) é uma colaboração entre os setores público/privado e entre o Departamento de Estado dos EUA, embaixadas americanas e a Partners of the Americas, trabalhando com empresas regionais, fundações, entidades governamentais regionais e redes de educação a fim de criar parcerias e programas de intercâmbio entre os Estados Unidos e outros países do hemisfério ocidental. O Fundo de Inovação do 100K é a principal iniciativa no hemisfério para estimular a colaboração intersetorial e se beneficiar do poder da educação para fornecer oportunidades inclusivas de educação.