Comitiva da Volkswagen conhece centros de competência do SENAI Inovação e Tecnologia
Uma comitiva de 17 representantes do Grupo Volkswagen conheceu os ambientes de inovação e tecnologia do SENAI Pernambuco na quinta (10) e sexta-feira (11). A imersão incluiu uma apresentação dos centros de competência: Instituto SENAI Tecnologia Materiais e Processos Produtivos, Instituto SENAI Tecnologia Alimentos e Meio Ambiente e Instituto SENAI Inovação Tecnologias da Informação e Comunicação. Eles também conheceram o Parque Industrial de Tecnologia e Inovação, que está em fase final de construção no Porto de Suape.
O encontro teve como objetivo apresentar as soluções e projetos do SENAI sobre transição energética, descarbonização e demais soluções para a indústria. “Foi um momento importante para que eles entendam o papel do SENAI como indutor e facilitador para que eles possam entrar em novas cadeias e novos negócios”, ressaltou o diretor do SENAI Inovação e Tecnologia, Oziel Alves.
Quem falou pela delegação foi responsável pelas ações de inovação da área de Estratégia Corporativa da Volkswagen Truck and Bus, Valter Ferreira. “As interações que tivemos foram muito positivas. Conhecemos as possibilidades de descarbonização e os projetos de inovação desenvolvidos pelo SENAI Pernambuco. Isso reforça a tendência de aplicarmos mais projetos dentro da Aliança Industrial”, disse, referindo-se à plataforma Inovação para a Indústria, promovida pelo SENAI, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores por meio da colaboração entre grupos de empresas. Essas empresas compartilham os riscos financeiros e tecnológicos envolvidos nos projetos.
No primeiro dia, o grupo conheceu as instalações do Porto de Suape e o parque tecnológico do SENAI, que vai receber projetos de transição energética, descarbonização da indústria e inovação. O segundo momento contou com uma imersão nos projetos desenvolvidos em diversas competências, além de conhecer a estrutura física da escola de Santo Amaro e o SENAI Lab. As apresentações dos projetos desenvolvidos ficaram a cargo de Ricardo Brazileiro (gerente do ISI-TICs), Nicolis Amaral (pesquisadora em meio ambiente), Bruno Brasil (Coordenador de Tecnologia e Inovação) e Ricardo Chalegre (coordenador técnico de Consultoria e Pesquisa & Desenvolvimento em energia).









