Cerveja com Dados debate importância multidisciplinar dos dados
Seja num projeto pensado para transformar a relação do Recife com o rio Capibaribe, seja nas discussões sobre o futuro do jornalismo, os dados estão em todo lugar. Para discutir a importância da utilização dos dados por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) promoveu, na noite da última sexta-feira (12), uma edição do Cerveja com Dados – projeto itinerante da Escola de Dados da Open Knowledge Brasil. O evento, aberto ao público, reuniu dezenas de pessoas na sede do instituto, localizado no bairro de Santo Amaro, na área de influência do Porto Digital.
O formato do encontro inclui a apresentação de iniciativas de diversos segmentos que envolvem o uso de dados e o posterior debate sobre elas. De acordo com a assistente pedagógica da Escola de Dados, Anicely Santos, até agora o projeto já reuniu mais de 1950 pessoas em 14 cidades diferentes. “Um dos principais objetivos do Cerveja com Dados é discutir sobre o uso dos dados em temas como segurança pública e meio ambiente, além de fazer networking”, explicou.
Pesquisadora industrial do ISI-TICs, Ana Paula Barros foi uma das palestrantes do evento. Na ocasião, ela apresentou os principais desafios que vêm sendo enfrentados em um projeto capitaneado pelo instituto que se propõe a realizar o monitoramento contínuo do estuário do rio Capibaribe. A ideia é que, no futuro, os dados coletados possam contribuir para a limpeza de um dos principais cursos de água da capital pernambucana.
Além dela, também realizaram apresentações a gestora do Portal de Dados Abertos da UFPE, Ana Cecília Vieira; os jornalistas e cofundadores da Marco Zero Conteúdo, Sérgio Miguel Buarque e Inês Campelo; e a professora titular do departamento de Arquitetura da UFPE e coordenadora da rede de pesquisa INCITI, Circe Monteiro.