Notícias

jul 11, 2025

Capitaneado pelo SENAI-PE, Centro Politécnico em São Tomé e Príncipe avança na reestruturação

O Centro Politécnico de Formação Profissional Brasil São Tomé e Príncipe concluiu mais uma etapa do projeto de cooperação internacional, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), SENAI Nacional e o Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe. Nos últimos dois meses, equipes técnicas trabalharam na requalificação dos laboratórios e dos espaços que receberão os novos equipamentos adquiridos para a formação profissional no país.

“Passamos esses dois últimos meses trabalhando na preparação dos espaços que vão receber as máquinas e equipamentos adquiridos pelo projeto através da da ABC e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A partir deste ano, começamos o treinamento técnico dos professores. Neste ano, realizaremos, entre 18 de agosto e 19 de setembro, o segundo módulo das formações técnicas para os professores do centro”, afirmou o coordenador do centro, Fernando Freyre, que acompanhou todas as atividades da missão. Os laboratórios estarão disponíveis para os alunos a partir de setembro.

Os novos equipamentos são os seguintes: três laboratórios de informática com 80 máquinas, laboratórios de eletricidade industrial, eletrônica, automação industrial, laboratório híbrido com centrais de alarme, vídeo vigilância, servidores e redes cabeadas, além de espaço maker com sete computadores para pesquisa e prototipagem e duas impressoras 3D.

Durante o período, também foi realizado um comitê de monitoramento com as equipes envolvidas no projeto. O objetivo foi fazer um balanço do que já foi executado e planejar os próximos passos. As ações incluíram reuniões com o Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe e a visita da secretária Zara Figueiredo, representante do Ministério da Educação do Brasil.

Uma das entregas desta fase foi a seleção do novo coordenador pedagógico, Esmael da Cruz, que ficará responsável pela condução das atividades educacionais do centro. Também foi implantado um modelo de avaliação institucional baseado na metodologia utilizada nas escolas do SENAI.

“Foram dois meses de muito trabalho. Tenho certeza de que vamos continuar avançando no desenvolvimento do Centro Politécnico Brasil São Tomé e Príncipe”, concluiu Fernando.

Atualmente, o SENAI-PE tem cerca de 260 alunos nos cursos técnicos de eletrotécnica, redes de computadores e administração no Centro.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.