Notícias

jun 4, 2025

Brasil Mais Produtivo aumenta eficiência de empresas de todos os portes com consultorias subsidiadas ou gratuitas

Com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade das micros, pequenas e médias empresas, o SENAI-PE e o Sebrae realizaram, nesta quarta-feira (04), o roadshow do Brasil Mais Produtivo. O evento apresentou os benefícios e a metodologia do programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que, no ano passado, atendeu 118 empresas no Estado. A agenda foi realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e contou com participantes de diversos setores.

Representando a superintendente do SENAI-PE, Camila Barreto, o gerente de Negócios do SENAI Pernambuco, Ernani Azevedo, destacou que o roadshow cumpriu sua missão de informar os empresários sobre as vantagens competitivas de participar do Brasil Mais Produtivo. “O evento foi um sucesso! O público tirou suas dúvidas e estava bastante interessado em realmente entender como o programa pode contribuir para a melhoria da eficiência das suas empresas. Esperamos que a semente tenha sido plantada aqui em Caruaru para que cada vez mais empresas façam a sua adesão e sejam favorecidas por essa iniciativa”.

O diretor da Acic e empresário do setor de Confecções, Paulo César Valeriano, falou da experiência positiva da sua empresa como participante do Brasil Mais Produtivo e incentivou os presentes a participarem. “Falo com propriedade sobre o Brasil Mais Produtivo, porque minha empresa já participou e foi beneficiada com as consultorias sobre eficiência energética e manufatura enxuta. Agora, quero participar também da capacitação voltada para o digital. Posso afirmar com segurança que o programa faz a diferença nos negócios, tornando-os mais produtivos e competitivos no mercado”.

A analista de Inteligência de Dados do Sebrae, Alessandra Rodrigues, ressaltou que o Brasil Mais Produtivo coloca à disposição das empresas o programa ALI – Agente Local de Inovação. (Aspas do Sebrae)

Este ano, além das consultorias nas áreas de eficiência energética e manufatura enxuta, o Brasil Mais Produtivo expandiu sua atuação com duas novas frentes: : Lean Construction, voltado para a otimização de processos na indústria da construção civil, e Transformação Digital, destinado exclusivamente a empresas de médio porte, com foco em digitalização e inovação. No ano passado, em 70 atendimentos realizados em manufatura enxuta, o aumento na produtividade registrado pelas empresas foi de 42%. Na parte de eficiência energética, com 48 negócios envolvidos, a redução de custo foi de 26%, gerando uma economia de custos somada aos participantes de mais de um milhão de reais.

Os interessados em participar podem entrar em contato através do número: (81) 99933-6554. O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.