Alunos do SENAI Santo Amaro elaboram cartilha Orgulho LGBTQIA+
Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no último dia 28 de junho, alunos do SENAI Santo Amaro produziram uma cartilha educativa para ser compartilhada entre os demais estudantes da instituição. O documento traz temas relevantes relacionados ao preconceito contra a população LGBTQIA+, a exemplo de como identificar e denunciar a LGBTfobia e como ela impacta no ambiente de trabalho, além de orientações para evitar atitudes e palavras preconceituosas no dia a dia. O projeto foi apresentado aos demais estudantes na volta às aulas.
A iniciativa faz parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) e foi coordenada por Raphael Santana, coordenador pedagógico do SENAI Santo Amaro, em parceria com a estagiária em Pedagogia, Vitória Oliveira. Já a pesquisa, a redação e a produção ficaram por conta dos estudantes Matheus Henrique, Lizandra Adrielly, Déborah Caroline, João Vitor Bernardo, Loriene Guarassyara, Pauliana de Oliveira Silva e Maria Alcione.
Para Raphael Santana, a cartilha é uma forma de discutir com o corpo discente a importância do respeito às diferenças e de possibilitar o debate acerca da diversidade sexual e da garantia dos direitos. “A cartilha é um primeiro passo para que a comunidade LGBTQIA+ se sinta reconhecida e valorizada no ambiente escolar e é também um material de resistência. Mas isso só não basta: precisa, realmente, haver um trabalho de base, que movimente a comunidade escolar como um todo, para que as pessoas LGBTs comecem a se sentir parte da escola”, pontua.
De acordo com a interlocutora do PSAI em Pernambuco, Andréa Carvalho, a ideia é que, ao longo do ano, outras ações do PSAI também sejam realizadas dentro das escolas da rede, sempre com debates voltados para o fortalecimento da inserção das minorias no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional.