Alunos participam de competições na Semana de Inovação
Com o objetivo de aproximar seus estudantes da importância da inovação para a indústria brasileira, o SENAI Pernambuco está promovendo, entre os dias 8 e 11 de novembro, de mais uma edição da Semana de Inovação. Ao longo desses dias, equipes de diversas escolas da rede no Estado disputarão as fases estaduais do Grand Prix SENAI de Inovação e do Inova SENAI. Os vencedores das competições serão conhecidos na próxima quinta-feira (11), durante a programação do Mundo SENAI.
Incentivar os alunos a criarem, em pouco tempo, soluções inovadoras para problemas reais da indústria é a proposta do Grand Prix SENAI de Inovação. Nesta edição, quatro equipes formadas por estudantes das escolas técnicas de Santo Amaro, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Paulista deverão apresentar uma ideia para uma demanda da SKA, indústria brasileira que atua com Tecnologia da Informação, por meio do desenvolvimento e da revenda de softwares para empresas de engenharia.
Apresentado neste primeiro dia de evento, o desafio surpresa proposto pela empresa consiste na redução da intervenção humana no preenchimento dos dados inseridos no Syneco, um sistema utilizado para o controle da gestão do chão de fábrica. Após participarem de palestras sobre criatividade, design thinking e storytelling, as equipes terão até a tarde da quarta-feira (10) para apresentar um vídeo-pitch, um canvas do modelo de negócios e um protótipo inicial da sua solução.
Já no Inova SENAI, os alunos participam de todas as etapas de desenvolvimento de negócios inovadores, da concepção à negociação com possíveis investidores. No total, 11 equipes participarão desta competição, que terá início nesta terça-feira (09), com a mostra dos seus protótipos funcionais e a avaliação da banca. Participarão times das unidades de Santo Amaro, Cabo, Petrolina, Araripina e Caruaru.
Diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Carla Abigail destacou a importância dessa semana para que os alunos possam colocar em práticas a metodologia trabalhada nas salas de aula da instituição. “Essas competições irão proporcionar uma formação diferenciada, que está alinhada com o que o mercado do trabalho espera dos nossos alunos”, comentou a diretora.