Notícias

nov 15, 2023

Alunos do SENAI-PE participam da Semana de Inovação

A capacidade de inovação dos estudantes foi posta à prova durante a Semana de Inovação do SENAI Pernambuco, realizada entre os dias 7 e 10 de novembro. Neste período, os alunos foram convidados a participar de duas competições: o Grand Prix SENAI de Inovação (fase nacional) e o Inova SENAI (fase estadual). Em ambas, os competidores precisaram demonstrar suas habilidades no desenvolvimento de soluções inovadoras que podem impactar positivamente a indústria e a sociedade. Mais de 350 estudantes participaram desses eventos, cujos resultados deverão ser anunciados em dezembro.

Conhecido por ser uma verdadeira maratona de inovação, o Grand Prix reuniu mais de 8,8 mil alunos em sua fase nacional, sendo 314 de Pernambuco, que participaram das categorias Júnior (Ensino Médio) e Avançado (cursos técnicos, aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento). Nesta edição, os competidores foram desafiados a propor soluções inovadoras para problemas apresentados por empresas como Grupo Malwee e Jaguar Land Rover, além do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais. Em um prazo de 72 horas, os participantes tiveram que desenvolver soluções e apresentá-las por meio do Business Model Canvas, pitch e protótipo.

Já a fase estadual do Inova SENAI contou com a participação de 12 equipes das escolas de Petrolina, Paulista, Ipojuca, Areias (Recife) e Araripina. Nesta competição, os estudantes são chamados a desenvolver produtos ou processos inovadores, também partindo de demandas reais da indústria nacional. As equipes foram avaliadas por especialistas externos, que trouxeram diferentes pontos de vista para aprimorar os trabalhos criados pelos estudantes.

“A Semana de Inovação é uma vitrine de talento, criatividade e inovação, um espaço no qual os estudantes têm a chance de apresentar seus projetos, receber feedbacks e competir em um ambiente estimulante. Por meio dessas competições, incentivamos o espírito empreendedor e fortalecemos a capacidade de solucionar problemas, o que é essencial para os profissionais do futuro”, ponderam Alea Andrade e Julyana Carvalho, analistas de Educação Profissional responsáveis pela Saga SENAI de Inovação.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.