Alunos do SENAI Areias avançam para a final em competição da Mitsubishi
Alunos do curso técnico em Automação Industrial do SENAI Areias, sob a orientação do docente Aurino Pádua, estão na fase final da 1ª Competição Educacional Brasileira MECA. Realizada pela Mitsubishi, a disputa busca estimular a prática do desenvolvimento de soluções inovadoras para automação industrial. Com um projeto que propôs a construção de um equipamento para a produção de biogás a partir de substratos, utilizando componentes fabricados pela própria Mitsubishi, a equipe conquistou um lugar entre os cinco projetos de escolas técnicas que seguiram para a fase final da competição. Agora, os estudantes precisarão colocar a mão na massa e construir um protótipo, que deverá ser apresentado em outubro, em São Paulo.
Para garantir a construção do protótipo, a Mitsubishi doará os equipamentos de automação industrial indicados pela equipe na apresentação inicial do projeto – um controlador lógico programável (CLP), um inversor de frequência e uma interface homem-máquina (IHM). Os componentes serão utilizados para a execução do projeto e, posteriormente, permanecerão na unidade. Caso a equipe se consagre vencedora, a escola também receberá um robô industrial, enquanto os alunos ganharão prêmios como notebook e mochila, além da chance de estagiarem na empresa.
A execução do projeto demandará dos estudantes envolvidos – Leandro Oliveira, Thaylan Alexandrino e Otávio Pessoa – conhecimentos importantes da automação industrial. Em linhas gerais, eles precisarão construir e programar um equipamento que consiga produzir biogás a partir de substratos como palma forrageira e esterco bovino. “Estamos com uma expectativa grande, porque a nossa solução é boa e traz ganhos para a sociedade. Estamos usando um problema que existe na nossa sociedade – geração de resíduos – para a geração de energia”, pontuou Aurino Pádua. Os docentes Elias Magalhães e Wallysson Klaus também estão dando suporte à equipe.
Ao todo, a primeira fase da competição recebeu mais de 50 projetos, elaborados por estudantes de instituições de ensino superior e escolas técnicas. Desses, dez projetos de nível superior foram selecionados para a segunda fase, além de cinco projetos de nível técnico.