Notícias

jul 23, 2020

On-line: alunos da Faculdade SENAI apresentam TCC

Em tempos de coronavírus, muitas adaptações precisaram ser feitas para que a rotina continuasse a funcionar. Nesse contexto, a Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco realizou, pela primeira vez, duas bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo ambiente virtual. Alunos, avaliadores e professores se reuniram remotamente para participar das defesas, que ocorreram no último dia 15 de julho. A etapa marcou a finalização da graduação para três alunos do curso superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

Os alunos José ldo de Souza e Joseilson da Silva Campos apresentaram o trabalho intitulado “Implementação de Ferramentas Metodológicas de Planejamento e Controle de Manutenção no Setor de Utilidades de uma Indústria”. Em seguida, foi apresentado o trabalho “Melhoria de Método para Diagnóstico Automotivo no Final da Linha de Montagem”, elaborado pelo aluno Ivson da Silva Santos.

O professor Francisco Alves de Lima Júnior foi o orientador responsável pelos dois TCCs. Além dele, participaram das bancas o professor Rafael José Rodrigues Silva Lucena, que também atua na Faculdade SENAI, e o professor Rogério Pontes de Araújo, da Universidade de Pernambuco (UPE).

A estratégia foi adotada para evitar atrasos na formatura desses alunos, uma vez que ainda não há previsão de quando as aulas presenciais – que estão paralisadas desde março – poderão ser retomadas normalmente. Desde maio, as aulas e as orientações também estão sendo realizadas pela internet, através do ambiente Virtual de Aprendizagem Connect, utilizado pela instituição. Toda a comunidade docente e discente da Faculdade SENAI foi convidada para assistir às apresentações.