Para você
Vivência Profissional I
Vivência Profissional I
CONTEÚDOS FORMATIVOS
- Empregar os tipos de inovaçãoidentificandoas características do problema;
- Criarsoluçõesqueagreguemvalordeacordocom a demanda do cliente;
- Aplicarferramentasde ideaçãopararesolver problemas complexos;
- Participar de um hackathonparasolucionar um problema da indÚStria comfocona inovação, que visemsolucionar problemasreais da indÚStria ou do SENAI;
- Definir proposta de valor a ser percebida pelo mercado fundamentada nos pilares do negócio;
Sistematizar informações referentes ao problema, negócio e projeto em canvas (quadro) facilitando a compreensão;
- Sistematizar informações do canvas referentes ao problema, negócio e projeto decompondo em detalhes
- Conceito de inovação
- Diferençaentrea inovaçãoe invenção
- Integração: mercado,
negócioeequipe
- Análisedomercado
- Demandas do cliente
- Atendimento do mercado
- Custos
- Análise do negócio
- Para quem vender
- Comovender
- Riscos envolvidos
- Equipe
- Empreendedor
- Talentos
- Desafios
- Geração de valor
- Conceito de valor
-Aplicaçãodaprimeiraetapada SAGASenaide Inovação-GrandPrix de Inovação, voltadoparao contexto da unidadecurricular em questão.
- Estratégia e Inovação
- Inovação e Estratégia Competitiva
- Integração entre a estratégia da empresa e o mercado
- Integração entre a educação e inovação
- Geração da Proposta de Valor
- Canvas
- Lean Canvas
- Business Model Generation
- Project Model Canvas
- Modelo de Negócios
- Tipos de Modelo de Negócios
- Impacto da Experiência do Usuário no Modelo de Negócios
- Metodologia Ágil de Projeto:
- Scrum
- Design sprint
- Design Thinking
- Cases de empreendedores
- Projeto Integradores (DSPI)
- Elaboração do Projeto Lançamento plataforma SAGA SENAI
CONFORMIDADE NORMAS
- Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 - altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
- Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 - regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.
- Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 - cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem, destinado à inscrição das entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica, relacionadas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
- Decreto 6.635, de 5 de novembro de 2008 - altera e acresce dispositivos ao Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, aprovado pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962.
- Portaria MTE nº 1.003, de 4 de dezembro de 2008 – altera os arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
- Portaria 1.715, de 21 de setembro de 2009 - cria a Matriz de Informações das Matrículas de Aprendizagem Profissional ofertadas pelas entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no artigo 8º do Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005.
- Portaria nº 1.681, de 16 de agosto de 2011 – altera a Portaria nº 2.185, de 5 de novembro de 2009, e o § 2º do Art 1º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
- Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 – cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
- Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018 - Dispõe sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.
- MTE. Manual de Aprendizagem 14 de janeiro de 2014, O que é preciso saber para contratar o aprendiz.
- Portaria nº 634, de 9 de agosto de 2018 – Altera a portaria 723.