Para você

Vivência Profissional I

Vivência Profissional I

CONTEÚDOS FORMATIVOS

  • Empregar os tipos de inovaçãoidentificandoas características do problema;
  • Criarsoluçõesqueagreguemvalordeacordocom a demanda do cliente;
  • Aplicarferramentasde ideaçãopararesolver problemas complexos;
  • Participar de um hackathonparasolucionar um problema da indÚStria comfocona inovação, que visemsolucionar problemasreais da indÚStria ou do SENAI;
  • Definir proposta de valor a ser percebida pelo mercado fundamentada nos pilares do negócio;

Sistematizar informações referentes ao problema, negócio e projeto em canvas (quadro) facilitando a compreensão;

-      Sistematizar informações do canvas referentes ao problema, negócio e projeto decompondo em detalhes

  • Conceito de inovação
  • Diferençaentrea inovaçãoe invenção
    • Integração: mercado,

negócioeequipe

  • Análisedomercado
    • Demandas do cliente
    • Atendimento do mercado
    • Custos
  • Análise do negócio
    • Para quem vender
    • Comovender
    • Riscos envolvidos
  • Equipe
    • Empreendedor
    • Talentos
    • Desafios
  • Geração de valor
    • Conceito de valor

-Aplicaçãodaprimeiraetapada SAGASenaide Inovação-GrandPrix de Inovação, voltadoparao contexto da unidadecurricular em questão.

  • Estratégia e Inovação
    • Inovação e Estratégia Competitiva
    • Integração entre a estratégia da empresa e o mercado
    • Integração entre a educação e inovação
  • Geração da Proposta de Valor
  • Canvas
    • Lean Canvas
    • Business Model Generation
    • Project Model Canvas
  • Modelo de Negócios
    • Tipos de Modelo de Negócios
    • Impacto da Experiência do Usuário no Modelo de Negócios
  • Metodologia Ágil de Projeto:
  • Scrum
  • Design sprint
  • Design Thinking
  • Cases de empreendedores
  • Projeto Integradores (DSPI)
    • Elaboração do Projeto                                                                                                            Lançamento plataforma SAGA SENAI

CONFORMIDADE NORMAS

  • Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 - altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
  • Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 - regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.
  • Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 - cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem, destinado à inscrição das entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica, relacionadas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Decreto 6.635, de 5 de novembro de 2008 - altera e acresce dispositivos ao Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, aprovado pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962.
  • Portaria MTE nº 1.003, de 4 de dezembro de 2008 – altera os arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria 1.715, de 21 de setembro de 2009 - cria a Matriz de Informações das Matrículas de Aprendizagem Profissional ofertadas pelas entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no artigo 8º do Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005.
  • Portaria nº 1.681, de 16 de agosto de 2011 – altera a Portaria nº 2.185, de 5 de novembro de 2009, e o § 2º do Art 1º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 – cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018 - Dispõe sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.
  • MTE. Manual de Aprendizagem 14 de janeiro de 2014, O que é preciso saber para contratar o aprendiz.
  • Portaria nº 634, de 9 de agosto de 2018 – Altera a portaria 723.

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