Para você

Transformação Digital no Setor Industrial

Transformação Digital no Setor Industrial

CONTEÚDOS FORMATIVOS

  • Empregar os tipos de inovação identificando as características do problema;
  • Criar soluções que agreguem valor de acordo com a demanda do cliente;
  • Aplicar ferramentas de ideação para resolver problemas complexos;

Participar de um hackathon para solucionar um problema da indústria com foco na inovação, que visem solucionar problemas reais da indústria ou do SENAI

  • Conceito de inovação

Diferença entre a inovação e invenção Integração: mercado, negócio e equipe

  • Análise do mercado

Demandas do cliente

Atendimento do mercado

  • Custos
  • Análise do negócio

Para quem vender

Como vender

Riscos envolvidos

  •  Equipe

Empreendedor

 Talentos

Desafios

  • Geração de valor

Conceito de valor

Exemplos de proposta de valor

  • Linha do tempo da inovação
  •  1ª Revolução Industrial Máquina a vapor como inovação de Processos
  •  2ª Revolução Industrial Produção em massa e Eletricidade como inovação para produtos
  • 3ª Revolução Industrial Automação e Internet como inovação para serviço
  •  4ª Revolução Industrial  Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0 Lean Manufacturing
  • Cultura Lean

 Lean Office

Lean Manufacturing

  •  Ferramentas de ideação Mapa de empatia
  • Triz de ideias
  • Crazy8 Funil de ideias
  •  Matriz de alinhamento
  • Como poderíamos?
  • Benchmarking
  • Brainstorming
  • Cases de empreendedores

Hackathon:  Ideação, modelagem de negócios, prototipação e pitch. Iniciar  realização do Projeto de fim de curso.

CONFORMIDADE NORMAS

  • Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 - altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
  • Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 - regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.
  • Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 - cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem, destinado à inscrição das entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica, relacionadas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Decreto 6.635, de 5 de novembro de 2008 - altera e acresce dispositivos ao Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, aprovado pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962.
  • Portaria MTE nº 1.003, de 4 de dezembro de 2008 – altera os arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria 1.715, de 21 de setembro de 2009 - cria a Matriz de Informações das Matrículas de Aprendizagem Profissional ofertadas pelas entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no artigo 8º do Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005.
  • Portaria nº 1.681, de 16 de agosto de 2011 – altera a Portaria nº 2.185, de 5 de novembro de 2009, e o § 2º do Art 1º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 – cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018 - Dispõe sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.
  • MTE. Manual de Aprendizagem 14 de janeiro de 2014, O que é preciso saber para contratar o aprendiz
  • Portaria nº 634, de 9 de agosto de 2018 – Altera a portaria 723.

 

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