Para você

Tecnologia e Prática da Ocupação

Tecnologia e Prática da Ocupação

CONTEÚDOS FORMATIVOS

  • Introdução ao Processo Produtivo de Chicotes Automotivos

Chicote Elétrico

- O que é? Para quê server?

- Conhecer o Chicote elétrico

- Componentes e suas funções

- Como é montado no veículo

- Fluxo de produção

  • Mae Koutei – Abastecimento, corte e cravação

- Materialista de Mae Koutei

- Critérios de Qualidade: corte e cravação     

- Aplicação Manual (Cravação)

- Máquina de corte (Komax / AC90 / Schileuniger PS9500

  • Mae Koutei - Preparação

- Acessórios

- Decapadora Schileuniger PS2300

- Preparação de Cabos Blindados / Teste Hipot

- Twistatura (Yazaki / Komax BT)

  • Ato Koutei – Abastecimento e Submontagem

- Materialista de Ato Koutei

- Submontagem

 -Solda Ultrassônica Shunck

- Encapsuladora/Toster/Secador

  • Ato Koutei - Montagem

- Direcionamento

- Wassurembo

- Acabamento

  • Ato Koutei  - Teste e Inspeção Final

- Teste Elétrico

- Controle Final

- Reporte

  • Validação no CCP
  • Provas teóricas

Prova prática

  • Ética
  • Ética nos relacionamentos profissionais
  • Ética no desenvolvimento das atividades profissionais.
  • Trabalho em equipe
  • Conceitos de grupo e equipe;
  • Trabalho em grupo;
  • O relacionamento com os colegas de equipe;
  • Responsabilidades individuais e coletivas;
  • Cooperação.
  • Divisão de papéis e responsabilidades.
  • Organização de ambientes de trabalho
  • Princípios de organização
  • Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância;
  • Organização do espaço de trabalho.
  • Segurança no Trabalho:
  • Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características.
  • Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos.
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções
  • Normas básicas de segurança.
  • Virtudes profissionais:
  • Atenção, disciplina, organização, comprometimento, precisão e zelo.
  • Ferramenta da Qualidade: Análise e Solução de Problemas
  • Pesquisa
  • Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações;
  • Características
  • Métodos
  • Fontes
  • Estruturação

CONFORMIDADE NORMAS

  • Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 - altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
  • Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 - regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.
  • Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 - cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem, destinado à inscrição das entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica, relacionadas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Decreto 6.635, de 5 de novembro de 2008 - altera e acresce dispositivos ao Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, aprovado pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962.
  • Portaria MTE nº 1.003, de 4 de dezembro de 2008 – altera os arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria 1.715, de 21 de setembro de 2009 - cria a Matriz de Informações das Matrículas de Aprendizagem Profissional ofertadas pelas entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no artigo 8º do Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005.
  • Portaria nº 1.681, de 16 de agosto de 2011 – altera a Portaria nº 2.185, de 5 de novembro de 2009, e o § 2º do Art 1º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 – cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018 - Dispõe sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.
  • MTE. Manual de Aprendizagem 14 de janeiro de 2014, O que é preciso saber para contratar o aprendiz
  • Portaria nº 634, de 9 de agosto de 2018 – Altera a portaria 723.

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