Para você

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos

CONTEÚDOS FORMATIVOS

  • Reconhecer o Sistema Internacional de Medidas aplicado ao processo de fabricação de cerâmica.
  • Reconhecer características e finalidades de diferentes tipos de instrumentos de medição empregados em processos cerâmicos
  • Reconhecer os princípios básicos da física (velocidade, pressão, calor, densidade, viscosidade e estados físicos da matéria)
  • Identificar as unidades de medidas relacionadas aos processos cerâmicos
  • Efetuar cálculos matemáticos, considerando porcentagem, razão, proporção, regra de três, área, volume, perímetro, média, fração e número decimais
  • Reconhecer os elementos fundamentais do desenho técnico e suas diferentes funções nos processos de fabricação cerâmica
  • um bom profissional
  • Física
  • Principais instrumentos de medição (paquímetro, micrômetro, trena, termômetro, termopares, manômetros, viscosímetro e densímetro).
  • Matemática
  • Operações com número decimais, Frações, Potenciação, Radiciação, Proporções, Regra de três simples, Média aritmética
  • Equação de 1º e 2º grau, Funções de 1º e 2º grau, Trigonometria básica.
  • Área e perímetro de figuras planas
  • Volume dos sólidos
  • Fundamento de Desenho Técnico
  • iguras geométricas, Simbologias, Planos de projeção, Escalas, Cotagem
  • Conceitos de grupo e equipe Trabalho em equipe
    • Trabalho em grupo
    • O relacionamento com os colegas de equipe
    • Responsabilidades individuais e coletivas
    • Cooperação
    • Divisão de papéis e responsabilidades
    • Compromisso com objetivos e metas
  • Relações com o líder

CONFORMIDADE NORMAS

  • Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 - altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
  • Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 - regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.
  • Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 - cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem, destinado à inscrição das entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica, relacionadas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Decreto 6.635, de 5 de novembro de 2008 - altera e acresce dispositivos ao Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, aprovado pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962.
  • Portaria MTE nº 1.003, de 4 de dezembro de 2008 – altera os arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria 1.715, de 21 de setembro de 2009 - cria a Matriz de Informações das Matrículas de Aprendizagem Profissional ofertadas pelas entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no artigo 8º do Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005.
  • Portaria nº 1.681, de 16 de agosto de 2011 – altera a Portaria nº 2.185, de 5 de novembro de 2009, e o § 2º do Art 1º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
  • Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 – cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
  • Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018 - Dispõe sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.
  • MTE. Manual de Aprendizagem 14 de janeiro de 2014, O que é preciso saber para contratar o aprendiz
  • Portaria nº 634, de 9 de agosto de 2018 – Altera a portaria 723.

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