Para você
Ensaios dos Produtos da Cerâmica Branca
Ensaios dos Produtos da Cerâmica Branca
CONTEÚDOS FORMATIVOS
- Identificar os padrões preestabelecidos de acordo com as normas e procedimentos técnicos
- Comparar resultados de ensaios com padrões preestabelecidos
- Interpretar normas e procedimentos técnicos
- Aplicar técnicas de amostragem de acordo com normas e procedimentos
- Calcular os resultados dos ensaios
- Coletar amostras para realização de ensaios
- Elaborar planilhas, tabelas e gráficos de resultados de ensaios
- Executar ensaios de acordo com normas e procedimentos
- Identificar as amostras coletadas
Capacidades, Organizativas, Sociais e Metodológicas
Capacidade Social
- Comunicar-se com clareza
- Manter relacionamento interpessoal
- Saber ouvir
- Ter capacidade analítica
- Ter critérios
- Ter capacidade de observação
- Ter proatividade
- Ter ética
- Ter iniciativa
- Ter raciocínio lógico
Capacidade Organizativa
- Ser organizado
- Ter responsabilidade
Capacidade Metodológica
Ter consciência prevencionista em relação à saúde esegurança
- Amostragem: definição, quarteamento
- Beneficiamento
- Ensaio de umidade: definição, metodologia, cálculo, análise de resultados
- Ensaio de resíduo: definição, metodologia, cálculo, análise de resultados
- Massa específica real: definição, metodologia, cálculo, análise de resultados
- Granulometria: definição, metodologia (peneiramento e analisador de partícula), cálculo, análise de resultados
- Análise térmica diferencial: definição, metodologia, cálculo, análise de resultados
- Conceito, interpretação, textualização das NBR - ABNT
- NBR 6457, NBR 15270-partes 1 e 2, NBR 15310, NBR 10258, NBR 15491, NBR 17025 e NBR ISO 9001.
- Noções ensaios preliminares de argila:
- ABNT NBR 5734-peneiras para ensaio-especificação
- ABNT NBR 6457- amostra de solos-preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização.
- Noções ensaios de blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação:
- NBR 15270
- Noções ensaios em telhas cerâmicas:
ABNT NBR 15310-Componentes cerâmicos-Telhas-Terminologia, requisitos e métodos de ensaio
CONFORMIDADE NORMAS
- Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 - altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
- Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 - regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.
- Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 - cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem, destinado à inscrição das entidades qualificadas em formação técnico profissional metódica, relacionadas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
- Decreto 6.635, de 5 de novembro de 2008 - altera e acresce dispositivos ao Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, aprovado pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962.
- Portaria MTE nº 1.003, de 4 de dezembro de 2008 – altera os arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
- Portaria 1.715, de 21 de setembro de 2009 - cria a Matriz de Informações das Matrículas de Aprendizagem Profissional ofertadas pelas entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no artigo 8º do Decreto 5.598 de 1º de dezembro de 2005.
- Portaria nº 1.681, de 16 de agosto de 2011 – altera a Portaria nº 2.185, de 5 de novembro de 2009, e o § 2º do Art 1º da Portaria nº 615, de 13 de dezembro de 2007.
- Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 – cria o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
- Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018 - Dispõe sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.
- MTE. Manual de Aprendizagem 14 de janeiro de 2014, O que é preciso saber para contratar o aprendiz
- Portaria nº 634, de 9 de agosto de 2018 – Altera a portaria 723.