- Portal SENAI
- Notícias
- Instituto de Inovação oferece curso de Internet das Coisas a docentes do SENAI PE
Notícias em Destaque
Instituto de Inovação oferece curso de Internet das Coisas a docentes do SENAI PE
Um grupo de docentes do SENAI Pernambuco participou da primeira turma do curso EAD de Internet das Coisas promovido pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), em parceria com a Joy Street, no dia 20 deste mês. O objetivo do curso foi apresentar a Indústria 4.0, propiciando ao aluno a introdução ao universo da Internet das Coisas e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam essa nova fase da indústria.
"Fizemos, em um momento de quatro horas, um workshop para que os docentes do SENAI, primeiros alunos do curso, tenham contato inicial, tocando em placas, fazendo aplicações simples. Em pouquíssimo tempo é possível montar uma aplicação IoT, ter um contato com a tecnologia e como aplicá-la", destacou o diretor do ISI-TICs, Sérgio Soares.
A tecnologia utilizada durante o curso foi desenvolvida pela Joy Street e se chama Apta, um ambiente de cursos on line com abordagem EAD inovadora que investe na gamificação para o maior engajamento dos aprendizes em trilhas de aprendizagem. "É uma abordagem totalmente diferente em relação ao EAD tradicional, baseado em listas de conteúdo. Trabalhamos o desenvolvimento de competências e habilidades com essa abordagem gamificada, utilizando uma arquitetura de missões e desafios que fornecem uma meta produtiva aos aprendizes", segundo o cofundador da Joy Street, Luciano Meira.
O docente de Eletrônica da Escola Técnica SENAI Areias Rafael Campos aprovou o curso e ressaltou a importância da iniciativa: "Dessa forma, nós podemos oferecer sempre um ensino de melhor qualidade para nossos alunos visto que estamos em sintonia com as melhores tecnologias hoje existentes". Outro participante do curso, o analista de Educação Profissional, Frederico Rocha, reforça: "Conseguimos fechar um ciclo, onde pegamos um objeto e de fato fazer com que ele participasse do mundo da internet das coisas".
Designer de Moda da Unidade Paulista, Alea Andrade, teve as espectativas excedidas após o curso: "Eu não imaginava que seria tão prático e tão perto daquilo que qualquer pessoa pode viver. A gente fala da indústria 4.0, mas o 4.0 não está ligado somente à indústria, está ligado ao dia a dia das pessoas. Todo mundo vai ter acesso. Não é mais o futuro é algo que já está presente, e cabe à gente se adaptar, conhecer e estudar para aplicar cada vez mais na vida das pessoas, melhorando a vida de todo mundo".
Em setembro, a segunda turma do curso de Internet das Coisas será composta por alunos vencedores da Olimpíada do Conhecimento do SENAI Pernambuco.