- Portal SENAI
- Notícias
- Grand Prix desafia alunos a criarem soluções voltadas para Economia Circular
Notícias em Destaque
Notícias mais acessadas
Grand Prix desafia alunos a criarem soluções voltadas para Economia Circular
Alunos de cinco escolas do SENAI Pernambuco participaram, nestas segunda e terça-feira (18 e 19), da etapa estadual do Grand Prix SENAI de Inovação. Durante 16 horas, os estudantes, de diferentes cursos técnicos oferecidos pela instituição, foram desafiados a desenvolverem soluções para demandas reais da indústria pernambucana. Este ano, o tema da competição foi Economia Circular, questão ligada ao reaproveitamento de recursos que seriam descartados pela indústria. Além de reduzir custos, as soluções pensadas pelos alunos visam, também, minimizar os impactos causados ao meio ambiente. O vencedor da competição será conhecido na próxima quinta-feira (21), na abertura do Mundo SENAI.
A escuderia Verde, formada por alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e Logística do SENAI Cabo, elaborou um projeto para a reutilização da água descartada pela indústria têxtil. "A água passaria por um filtro, com quatro etapas de filtragem, e ao fim seria usada pela comunidade e para a irrigação de uma horta", explicou o aluno Jobson Alves. Segundo o projeto, as empresas participantes ainda ganhariam um selo de certificação.
Além do SENAI Cabo, participaram da disputa estudantes das escolas de Paulista, Areias, Santo Amaro e Jaboatão. "Essa atividade desperta nos alunos a capacidade de solucionar problemas que efetivamente ocorrem dentro da indústria. Eles trabalham em equipe, buscam soluções e resolvem o problema", detalhou a diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Carla Abigail.
As escuderias participantes dessa fase foram selecionadas durante a etapa escolar, realizada no último mês de julho, com uma sistemática semelhante. O vencedor dessa fase poderá participar da etapa nacional, que será realizada em Brasília, no ano que vem. De acordo com o coordenador do projeto em Pernambuco, Antônio Augusto, esses trabalhos serão também utilizados durante as próprias aulas. A ideia é que sejam aperfeiçoados, apresentados às indústrias e inscritos no Inova SENAI, projeto que visa fomentar o desenvolvimento de projetos. "O foco do SENAI é entregar trabalhadores prontos para a indústria. No Grand Prix eles se deparam com situações reais e, assim, se tornam profissionais ainda mais completos", explicou.